Conhecida pela sigla em inglês “BIM – Building Information Modeling”, ferramenta tem se tornado cada vez mais importante

Projetos mais ágeis e com riqueza de detalhes são algumas das características mais notáveis quando empresas utilizam softwares durante o planejamento de uma obra, de acordo com o especialista em produtos da Data Desing System (DDS), Filipe Ferreira. As vantagens de usar ferramentas como a Modelagem da Informação da Construção (conhecida pela sigla em inglês “BIM – Building Information Modeling”) foram apresentadas durante palestra realizada em parceria com a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação na quinta-feira (15/03). A qualificação reuniu projetistas, engenheiros, técnicos e interessados nas disciplinas de hidráulica e elétrica. Ferreira é engenheiro civil e representante da DDS no Brasil.

– Já temos parcerias com escritórios de climatização, refrigeração e de instalação elétrica no Rio Grande do Sul. Alguns cases aqui no estado mostram o quanto estas ferramentas fazem com que o projeto evolua, melhorando até no resultado final da constrição. A DDS esteve presente no planejamento da sede da Unimed, em Caxias do Sul (RS), e da Univates, em Lajeado (RS) – destacou.

Secretário da ASBRAV, Anderson Rodrigues participou do evento e falou sobre como a empresa Artécnica utiliza softwares em seus projetos.

– A implantação do software da DDS na nossa empresa resultou em um salto de qualidade na produção. O BIM é uma metodologia e a DDS foi a ferramenta que nós encontramos para trabalhar com esta inovação. Hoje, quatro pessoas conseguem fazer um projeto em tempo recorde e com uma riqueza de detalhes que torna o processo muito diferenciado. Com essa tecnologia, nós temos mais tempos para o desenvolvimento, com simulações e análises mais precisas – salientou.

Em Lajeado, a Lohmann também está possibilitando a tecnologia do DDS para seus projetos de instalação elétrica. Segundo o engenheiro eletricista da empresa, Maurício André Lohmann, o software melhora o fluxo de trabalho na construção e apresenta resultados mais específicos. Entre os clientes da organização estão a Univates e a Unisc, em Santa Cruz do Sul (RS).