Profissionais destacaram durante evento, em Porto Alegre (RS) boas práticas de projeto instalação e manutenção em sistemas de HVAC&R

Durante dois dias profissionais do segmento de climatização e refrigeração apresentaram o que há de mais moderno e atual nos equipamentos e sistemas. O ENTRAC – Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar Condicionado foi realizado no Ritter Hoteis – Versare Hoteis e contou com palestras técnicas ao longo da quarta-feira (07/08) e quinta-feira (08/08). A iniciativa conta com o apoio da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação.

A primeira atração do abordou a performance dos sistemas de HVAC. Após, André Zaghetto, da Sicflux, fez um alerta para a importância da preocupação da renovação do ar em ambientes fechados.

– Muitas vezes vemos uma família inteira, durante uma viagem, andando no carro com as janelas totalmente fechadas e não há a renovação do ar. Acontece um acidente, muitas vezes porque o metabolismo cai e o motorista pega no sono – alertou.

O especialista lembrou que pesquisas mostram que a qualidade do ar em ambientes fechados pode ser de duas a até cinco vezes pior do que no ambiente externo e, por isso, é tão importante, que os sistemas de ar condicionado tenham um adequado sistema de renovação do ar.

Amanda Salamone, da IMI Hydronic Engineering, falou de projetos em HVAC e ressaltou a importância de atender a condições desejadas em projetos.

– Quando falamos em conforto humano, não pensamos apenas no bem-estar. Posso colocar casos em que há necessidade de operação de um data center ou a produção de uma vacina onde tem que haver uma climatizção adequada para prevenção de bacterias e fungos, por exemplo – afirmou.

A programação trouxe, também, orientações para alcançar bons resultados técnicos e econômicos com dutos em paineis pré-isolados, com Rafael Vieira da Multivac / MPU. O encerramento abordou o Zero Net Building, com Francisco Dantas, da Interplan.

A realização do Entrac foi da NovaTécnica. O apoio foi da ClimaRio, Dufrio, ECP Peças, Frigelar e Peça Fácil. O apoio institucional foi da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração Ar condicionado ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC), ASBRAV e Fiergs / SENAI.