Evento foi realizado na sede da ASBRAV- Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, em Porto Alegre (RS)

O tema foi apresentado pelo convidado internacional, da Argentina, Roberto Aguilo. A abordagem trouxe algumas das novidades que o mercado está trabalhando no setor, cases e erros de instalação e uso dos equipamentos de refrigeração nos estabelecimentos. Durante a sua palestra, ressaltou a importância que a eficiência energética possui em estabelecimentos como os supermercados, sendo os equipamentos de refrigeração os principais responsáveis pelo consumo de energia.

– Dependendo do supermercado o índice chega de 35 a 45% do consumo, por isso é tão importante trabalharmos em um sistema adequado e com as melhores ferramentas possíveis – explicou.

A palestra detalhou características de fluidos refrigerantes atuais e também modelos de vedação e estrutura das câmaras frigoríficas e refrigeradores, que são causadores, muitas vezes, de desperdício de energia.

O conselheiro da ASBRAV, Paulo Fernando Presotto, destacou a importância do trabalho da ASHRAE, entidade internacional que reúne profissionais do setor anunciando um esforço recente para ampliação dos trabalhos.

– Hoje somos uma comunidade bem maior e crescendo a cada ano. O objetivo é criar, em breve, a South Brasil Chapter, unindo os três estados do sul para troca de informações e aprendizado – afirmou.

O ASHRAE Chapter Dinner foi uma promovação da ASHRAE Brasil Chapter, que é a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado. Em todo o mundo a organização conta com mais de 56 mil membros em 132 países.

Na terça-feira, acontecem palestras sobre o assunto, durante o Seminário de Refrigeração 2019, com apoio da PUCRS. Após as apresentações em Porto Alegre o engenheiro Aguiló seguirá para São Paulo para Participar do &Workshop de refrigeração do Brasil Chapter na FATEC.