Na ocasião, representantes da prefeitura de São Paulo e vereadores falarão sobre as questões de sustentabilidade contempladas pela nova Lei

Um dos principais desafios das grandes cidades é equacionar o crescimento populacional e o espaço. Por conta disso, governos de todo o mundo têm feito estudos, adotado medidas e procedimentos práticos para lidar com essa questão. Em função da importância desse assunto para o bem-estar da população e do meio ambiente, a 6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo promoverá uma sessão de debates sobre a dimensão ambiental na proposta de revisão de zoneamento na cidade de São Paulo. A palestra será realizada no dia 12 de agosto, segundo dia de evento, das 9h30 às 11h30, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Os debates serão em torno das aplicações públicas e governamentais destinadas a esta pauta, com a apresentação do Novo Zoneamento e Uso do Solo na cidade de São Paulo com ênfase em sustentabilidade. Entre os assuntos discutidos estarão a quota ambiental, incentivo fiscal mediante o desconto na contrapartida da ortoga onerosa, certificação, Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana Previsto (ZEUP), Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana (ZEU), Zona de Preservação e Desenvolvimento Sustentável (ZPDS) e Zona Especial de Preservação Ambiental. A palestra será apresentada por Daniel Montandon, diretor do Departamento de Uso do Solo (DEUSO) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), de São Paulo.

A palestra será seguida de debates mediados por Montandon e com a participação dos vereadores Paulo Frange (PTB), Gilberto Natalini (PV) e Ricardo Young (PPS). Ao final, os parlamentares também responderão a perguntas do público participante.

De acordo com o diretor-gerente do Green Building Council Brasil, Felipe Faria, o debate tem o propósito de estabelecer o diálogo entre o poder público e a sociedade acerca do que vem sendo feito para melhorar a infraestrutura das cidades. “A Greenbuilding Brasil segue com a sua proposta de oferecer discussões qualificadas sobre o mercado de construções verdes no Brasil e na América Latina”, afirma o executivo. A programação completa da 6ª Greenbuilding Brasil está disponível no website oficial do evento: http://www.expogbcbrasil.org.br/2015/agenda-da-conferencia/.

Exposição

Além da conferência, a Greenbuilding Brasil 2015 conta também com um extenso espaço de exposições, que receberá empresas nacionais e internacionais que apresentarão suas soluções destinadas ao mercado de construções sustentáveis. Assim como nas edições anteriores, a Greenbuilding Brasil receberá um público qualificado, composto por tomadores de decisão do mercado de construção sustentável, diretores de empresas, arquitetos, construtoras e incorporadoras, engenheiros, prestadores de serviço, entidades governamentais, instituições financeiras, associações e instituições das áreas socioambientais, desenvolvimento sustentável, habitação, planejamento urbano, energia, água, entre outros.

6ª Greenbuilding Brasil em números

Para este ano, a expectativa da organização do evento é reunir um público de cinco mil visitantes, com mais de mil congressistas e 100 empresas expositoras, nacionais e internacionais, distribuídas em um espaço de mais de seis mil metros quadrados.

Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas cerca de 60 sessões técnico-educacionais ministradas por 135 palestrantes. Desempenho energético, cidades resilientes, escolas e hospitais auto suficientes em energia, novas certificações LEED (residenciais e em creches), redução de custo na construção por meio da sustentabilidade, utilização da madeira na construção, coleta automatizada de resíduos sólidos urbanos, as construções sustentáveis e sua relação com a saúde, bem-estar e a produtividade nos escritórios, são alguns dos temas que serão abordados. “A Greenbuilding Brasil é uma ferramenta eficaz na disseminação das boas práticas sustentáveis na construção civil, no Brasil e em toda a América Latina”, afirma Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa organizadora do evento.

O programa de conferências desta edição contará com a presença da ex-ministra Marina Silva, que falará sobre a interdependência das questões ambientais, sociais, econômicas e políticas, chamando atenção para as oportunidades das construções sustentáveis e esboço de um novo cenário na chamada “política de suporte”, alinhando os esforços da iniciativa privada, governos e sociedade.

A programação completa do programa de conferências está disponível no website oficial do evento:http://www.expogbcbrasil.org.br/2015/agenda-da-conferencia/.

Entre as empresas confirmadas para esta edição estão a Allpex, Anti-Impcto, Aquadrop, Armacell, Axion, Beaulieu Brasil, Bragenix, Braston, Brasus, Briand Energies do Brasil, Bry-Air, Conex LED, Cushman & Wakefield, Danfoss do Brasil, Deca, Docol, Eastman, Ecoacustica, Ecoquest, Etria, LCP Construções, Lutron, Projeto IN, Rain Bird, Rewood, Sondar, Ulma, Verti Garden, Vertical Green, Zagonel,  entre outras.

Patrocinadores e apoiadores

A edição deste ano conta com o patrocínio das empresas Deca, Cushman & Wakefield e Docol, além do apoio de importantes instituições, como Abesco, Abiesv, Abrafac, Abrava, Asbrav, CAU/SP, CEBDS, Consulado Geral dos Estados Unidos, Grama Legal, ICLEI, Ideal, Instituto ETHOS, KNX, ITC, SECOVI Rio e WWF.

Sobre o GBC BRASIL – A organização não governamental é um ponto de referência para a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green buildings em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos.

Sobre a Clarion Events – Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil pessoas e 12 mil expositores e patrocinadores em mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo. A Clarion Events tem presença global – atua em 12 escritórios em nove países (Inglaterra, Brasil, África do Sul, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Holanda, Cingapura e Turquia) e está no Brasil desde 2008.

Serviço
6ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo
Data: 11 a 13 de agosto de 2015
Horário de exposição: 10h – 20h
Horário do congresso: 9h30 – 18h30
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo
Mais informações: http://www.expogbcbrasil.org.br/.

Informações à imprensa:
M.Free Comunicação
Tel: (11) 3171-2024. r 2
Paulo Tonon e Roberta Provatti