Tema foi apresentado em palestra realizada na sede da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação

 

Se no passado, o mesmo fluido refrigerante servia para todos os tipos de aplicação, hoje esse cenário é outro. As fabricantes investem no aprimoramento dos produtos, o que acaba fazendo com que as características sejam, cada vez mais, direcionadas ao tipo de uso. Por conta disso, a qualificação dos profissionais que atuam no setor é tão importante, segundo o consultor técnico da Chemours, Amaral Gurgel.

– Temos uma preocupação muito grande no sentido de promover palestras e treinamentos para falar sobre a aplicação correta. Diante deste cenário novo, reforçamos muito a orientação de qual o produto deve ser usado para cada tipo de aplicação. Hoje há fluidos específicos para cada uso e não mais um mesmo fluido que serve para tudo. Há um fluido, por exemplo, para climatização, outro para refrigeração industrial, outro para linha automotiva e assim por diante. Está tudo muito específico e, por isso, é importante não só saber que é um produto qualificado e de baixo impacto ambienta, mas é fundamental certificar-se de que ele está tendo a destinação correta – explicou.

A atividade foi realizada na última quinta-feira (23/05). O evento foi voltado para prestadores de serviços dos segmentos de climatização e refrigeração; profissionais responsáveis pelo departamento de manutenção e estudantes da área de climatização e refrigeração.