Próximo biênio traz como marca a missão de fortalecer empresas do segmento para enfrentar cenário desfavorável na economia

O sentimento foi unânime durante a solenidade de posse da nova diretoria da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação na noite de terça-feira (10/01). A união de empresários na luta por melhores condições de desenvolvimento das empresas do setor é fundamental. Além disso, as ações de qualificação profissional são indispensáveis para que o setor esteja preparado para o próximo biênio que todos esperam seja de recuperação e retomada do desenvolvimento econômico. O presidente eleito, Eduardo Müller, falou dos desafios que vai enfrentar nos anos de 2017 e 2018, quando pretende trabalhar pela recuperação intensa do setor afetado com a crise econômica no Brasil nos últimos anos.

– A ASBRAV vai continuar sua trajetória de apoio aos profissionais e empresas estabelecidas no RS, SC e PR, respaldando e lutando por suas demandas. Unidos teremos mais força para superar os desafios – afirmou.

Durante a gestão da presidente foram realizados 28 cursos de capacitação e qualificação profissional, três cursos em parceria com o GBC Brasil, dezenove palestras na sede da ASBRAV em Porto Alegre, catorze palestras no escritório regional em Santa Catarina e sete no escritório regional do Paraná, totalizando 540 alunos capacitados.

Uma das novidades apresentadas na gestão foi o projeto pioneiro no Rio Grande do Sul que ofereceu duas qualificações: projeto de Ar Condicionado e Simulação de Edificação. Os dois cursos ministrados sob a chancela do diretor de ensino e treinamento Dr Professor Paulo Otto Beyer. A entidade trabalhou ainda recentemente em um Laudo Técnico idealizado pelo vice presidente, Luiz Afonso Dias, que tem o objetivo de eliminar ou minimzar os efeitos da insalubridade e periculosidade nas atividades de empregados com base em legislação vigente.

Em seu discurso de despedida, Hani Lori Kleber ressaltou as dificuldades enfrentadas com o cenário de crise econômica com anos atípicos marcados pela alta da inflação e desemprego que afetaram o setor.

– Trabalhamos pelo fortalecimento do setor através da capacitação, inovação e expansão das atividades da entidade mantendo o foco e a qualidade de nossos serviços – afirmou.

O evento foi realizado na galeteria Casa do Marquês, em Porto Alegre (RS).

Além de Eduardo Müller, que volta a exercer a presidência da entidade, pois foi presidente entre 2004 e 2008, compõem a diretoria executiva o 1° vice-presidente, Paulo Fernando Presotto; o 2° vice-presidente, João Carlos Antoniolli; o 3° vice-presidente, Mário Alexandre Möller Ferreira; o secretário, Anderson Rodrigues; e o tesoureiro Adão Webber Lumertz. Também foram empossados os integrantes titulares do conselho deliberativo da ASBRAV: Bolivar Peres Fagundes; Gilmar Luiz Pacheco Roth; Luiz Alberto Hansen; Madeleine Schein; Marcos Kologeski; Mario Henrique Canale; Mauricio Fernandes Barbosa de Carvalho; Rafael Torres; e Telmo Antonio de Brito. Os suplentes são João Henrique Schmidt dos Santos; Marco Machado Cesa e Ricardo Vaz.