Encontro abordará desdobramentos do mercado de fluidos refrigerantes ante à vigência do Protocolo de Montreal Segurança dos profissionais e riscos atrelados aos fluidos refrigerantes sem garantia de origem, além da prática do Retrofit, são outros temas do encontro que ocorrerá na sede da Asbrav

A DuPont Fluidos Refrigerantes inicia pela capital gaúcha seu calendário de palestras técnicas de 2015. O evento acontece na próxima terça-feira, 14, com o tema central “Fluidos refrigerantes – que Rumo seguir? O consultor Amaral Gurgel tratará de tendências para o mercado de fluidos refrigerantes frente às medidas regulatórias válidas no Brasil por determinação do Protocolo de Montreal, que têm impacto na importação desses produtos.

O Protocolo de Montreal, em resumo, estabelece diretrizes com vistas à eliminação de compostos que degradam a camada de ozônio. Fazem parte dessa relação os fluidos refrigerantes HCFCs ou hidroclorofluorcarbonos, como o R-22,por exemplo, produto ainda largamente utilizado no Brasil pelos setores de climatização e refrigeração.

Os fluidos refrigerantes HCFCs terão a importação reduzida gradualmente até a completa erradicação, em 2040. Para sua substituição, especialistas do setor apontam os fluidos HFCs – que não degradam a camada de ozônio – como os produtos alternativos mais indicados nos dias de hoje, pois apresentam características próximas aos HCFCs, e, portanto, exigem menos modificações em equipamentos, o que proporciona melhor custo-benefício.

Além do panorama do mercado, outras questões relevantes do setor de climatização e refrigeração constam da pauta da palestra, como a segurança envolvendo o uso de fluidos refrigerantes sem garantia de origem. Tal prática pode representar risco à vida humana e também trazer prejuízos financeiros a empresas e profissionais, por exemplo.

Do ponto de vista técnico, a palestra de Porto Alegre ainda reserva aos participantes a oportunidade de acompanhar, passo a passo, uma operação de Retrofit*, entre outros atrativos.

O evento, gratuito, acontecerá às 19h na ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. Para participar é necessário apenas confirmar presença através do telefone 0800 110 728 ou pelo site www.fluidosrefrigerantes.com.br. As vagas são limitadas.