Estabelecimento executou uma operação de Retrofit* para troca do fluido refrigerante R-22 pelo ambientalmente aceito ISCEON® MO99. Medida atende determinações do Protocolo de Montreal** e deve ser estendida a outras unidades da rede em Itamogi e Cajuru (SP).

Itamogi (MG) – Um nome tradicional do varejo mineiro, o Varejão Fernandes, sediado em Itamogi, está presente no setor há 15 anos. Marca reconhecida pelo consumidor e pela comunidade regional, o Varejão Fernandes acaba de adotar uma medida inovadora em seu segmento ao realizar uma operação de Retrofit em equipamentos de climatização.
Uma operação de Retrofit do fluido refrigerante pressupõe a troca do fluido R-22 (HCFC-22), que degrada a camada de ozônio, por um fluido refrigerante ambientalmente aceito. A operação é realizada em equipamentos de climatização e refrigeração. O Varejão Fernandes optou por substituir o R-22 pelo produto DuPont™ ISCEON® MO99.
O fluido refrigerante R-22 consta da relação de HCFCs que degradam o ozônio, regulada pelo Protocolo de Montreal. Este documento, celebrado por mais de 150 países na segunda metade da década de 1980, estabelece metas e prazos para a substituição desses compostos, em diversos setores da indústria e do comércio.
Segundo o sócio-gerente do Varejão Fernandes, Renato Eduardo Fernandes, o próximo passo é estender a medida a outra loja do grupo em Itamogi e também à unidade Cajuru (SP), na mesma região.
“No Brasil, o R-22 já apresenta restrições de importação, por isso decidimos trabalhar com um fluido refrigerante mais moderno. Desse modo, estamos dentro da legislação e não corremos o risco da falta do produto para a manutenção de nossos equipamentos”, explica o sócio-gerente do Varejão Fernandes, Renato Eduardo Fernandes.
Especialistas do setor apontam o fluido refrigerante ISCEON® MO99 como o substituto ideal do R-22. Além do bom rendimento que comprovadamente transfere aos equipamentos, o produto apresenta GWP ou potencial de aquecimento global menor em comparação a outros HFCs substitutos do R-22. Esse indicador é 42% menor ao do R-404A, por exemplo. ISCEON® MO99 é ainda compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM), alquibenzeno (AB) e poliol éster (POE).
De acordo com o consultor técnico da DuPont Fluidos Refrigerantes, Amaral Gurgel, na operação de Retrofit do Varejão Fernandes foram utilizados 90 quilos do ISCEON® MO99, praticamente 20% a menos que a quantidade de R-22 que foi retirada do sistema, correspondente a 112 quilos.
“Recomendo às empresas do varejo a fazer a operação de Retrofit. O processo é prático, rápido e não demanda mudanças significativas nos equipamentos. A eficiência do fluido refrigerante ambientalmente aceito, o ISCEON® MO99, é semelhante à do R-22”, ressalta Fernandes.
*Retrofit = Conversão de equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs, para operar com fluidos refrigerantes que apresentam zero potencial de degradação da camada de ozônio.
** Protocolo de Montreal = Documento celebrado mundialmente no final da década de 1980, que estabelece metas e prazos para a eliminação dos CFCs e HCFCs, substâncias que degradam a camada de ozônio.