Medida atende determinações do Protocolo de Montreal no tocante à substituição gradual de compostos que degradam a camada de ozônio

São Paulo (SP) – Especializada na prestação de serviços de manutenção em equipamentos de refrigeração, venda de peças e equipamentos, fornecimento de serviços para hotelaria, embarcações em portos e offshore, a FC Refrigeração forneceu suporte técnico para uma bem-sucedida operação de Retrofit*, realizada na cidade de São Gonçalo do Amarante (RN).
Aplicado a um condicionador de ar instalado nas dependências de uma embarcação de propriedade de uma conhecida empresa marítima, o Retrofit retirou desse equipamento o fluido refrigerante R-22 – produto que apresenta potencial de degradação da camada de ozônio -, substituindo-o pelo ambientalmente aceito DuPont™ ISCEON® MO59.
Com a operação, a companhia navegadora também zerou a utilização do fluido refrigerante R-22 nos condicionadores de ar instalados naquela embarcação, atendendo a uma diretriz ambiental do Protocolo de Montreal**.
“Com o Retrofit, o equipamento da empresa manteve a performance que era obtida com o HCFC 22 e ainda apresentou melhora na eficiência energética, devido a menor temperatura de descarga, baixa corrente e prolongamento da vida útil do compressor”, resume o técnico em Refrigeração e proprietário da FC Refrigeração, Flávio Correia.
O fluido R-22, extraído do equipamento da companhia de navegação, consta da lista de substâncias que degradam a camada de ozônio. Seu uso deve ser reduzido gradualmente segundo prazos definidos pelo Protocolo de Montreal aplicáveis a países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, o R-22 – ou HCFC 22 – já apresenta restrições de importação.
Distribuídos pela DuPont Refrigerantes, os fluidos da linha ISCEON® são considerados nos dias de hoje os“substitutos ideais” do R-22, de acordo com especialistas. ISCEON® MO59, por exemplo, não é inflamável nem tóxico e recebeu a classificação internacional de segurança ASHRAE A1. A DuPont acrescenta que ISCEON® MO59 é compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM), alquibenzeno (AB) e poliol éster (POE), assim como ISCEON® MO29 e ISCEON® MO99.
* Retrofit = Conversão de equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs, para operar com fluidos refrigerantes que apresentam zero potencial de degradação da camada de ozônio.
** Protocolo de Montreal = Documento celebrado mundialmente no final da década de 1980, que estabelece metas e prazos para a eliminação dos CFCs e HCFCs, substâncias que degradam a camada de ozônio.