Evento no Slaviero Executive Cuiabá trata da substituição dos fluidos refrigerantes HCFCs e das determinações do Protocolo de Montreal para o Brasil. Fluidos adulterados e a segurança dos prestadores de serviços de refrigeração e condicionamento de ar também estão na pauta do evento

Cuiabá (MT) – A DuPont promove no próximo dia 04, em Cuiabá, a palestra gratuita “Tecnologias para Substituição de HCFCs, Protocolo de Montreal e a Segurança”. O evento acontece a partir das 19h, no Slaviero Executive Cuiabá (Sala Guaporé) e será conduzido pelo consultor técnico Amaral Gurgel, do quadro de especialistas da DuPont. A companhia é a maior fabricante global de fluidos refrigerantes.
Os fluidos refrigerantes são produtos químicos responsáveis pelas trocas térmicas nos sistemas de climatização e refrigeração, conferindo a propriedade de frio ou calor a esses equipamentos. Uma das questões mais importantes no cenário do setor de refrigeração no Brasil dos dias de hoje é a substituição dos compostos HCFCs, que degradam a camada de ozônio, determinada pelo Protocolo de Montreal.
Celebrado na década de 1980 por mais de 150 países, o Protocolo de Montreal estabelece metas para a eliminação de vários HCFCs, como o R-22, um dos compostos refrigerantes mais utilizados do mercado brasileiro.
Em Cuiabá, a palestra da DuPont abordará ainda as soluções tecnológicas hoje disponibilizadas ao mercado envolvendo fluidos refrigerantes alternativos aos HCFCs, além de um “passo a passo” aplicado às operações de Retrofit*.
O evento na capital matogrossense é parte de um programa nacional de encontros técnicos sobre fluidos refrigerantes patrocinado pela DuPont. O encontro, diz a empresa, também permitirá aos participantes – profissionais, empresas e estudantes dos mercados de refrigeração e condicionamento de ar – saber mais dos riscos atrelados à utilização de fluidos refrigerantes sem garantia de origem.
Fontes do mercado têm revelado que a circulação de fluidos refrigerantes de má qualidade preocupa mais a cada dia os fabricantes de equipamentos e usuários de sistemas de refrigeração e condicionamento de ar. Esses produtos podem tanto comprometer a qualidade técnica dos sistemas como também provocar acidentes graves.
O consultor técnico da DuPont, Amaral Gurgel, apresentará dicas e recomendações de especialistas para evitar a compra e a utilização de fluidos refrigerantes adulterados.
A palestra é gratuita e para participar é necessário apenas confirmar presença através do telefone 0800 17 17 15 ou pelo site www.fluidosrefrigerantes.com.br. As vagas são limitadas.
* Retrofit = Conversão de equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs, para operar com fluidos refrigerantes que apresentam zero potencial de degradação da camada de ozônio.
Serviço
Data: 04 de Novembro de 2014
Horário: 19h
Local: Slaviero Executive Cuiabá – Sala Guaporé (Av. Hist. Rubens de Mendonça, 1000 – Baú)