Dado foi apresentado em palestra na ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, que abordou ganhos de eficiênfca em climatização de ambientes críticos com sistemas freecooling e adiabático

Economia de até RS 200 mil por ano é um dos benefícios do correto planejamento de climatização de data centers. O dado foi apresentado na noite de quinta-feira (06/10), durante palestra na ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, em parceria com a Emerson Network Power Brasil. Segundo o consultor de aplicações e vendas da empresa, José Sérgio Ribeiro Jr., a diferença nas contas de energia elétrica pode chegar a 32% quando o data center passa a usar tecnologias freecooling, mudando a temperatura de água gelada.

– Eficiência energética é um tema muito importante em aplicações de data center. A Emerson tem investido muito em pesquisa e desenvolvimento para prover soluções de alta eficiência sem comprometer alta disponibilidade – destacou José Sérgio Ribeiro Jr.

A Emerson Network Power é uma empresa global que fornece infraestrutura crítica para sistemas de tecnologia da informação e da comunicação. Durante a palestra, foi apresentado um sistema de freecooling adiabático com rendimento aprimorado. A capacidade de refrigeração disponível aumentou para até 1450kW em uma única unidade. O aumento permite que data centers de médio e grande porte refrigerem as instalações de maneira eficiente, utilizando menos equipamentos. Como resultado, ocorre uma economia nos custos de aquisição e operacionais, na utilização de energia e na redução de espaço físico.