Palestra em São José (SC) sobre instalações de VRF chama atenção para a importância das boas práticas da tecnologia

A preocupação com as boas práticas e os conceitos básicos de uma tecnologia promissora foram temas da palestra “Otimizando Instalações de VRF”, realizada na quarta-feira (19/10), na sede do Senai São José, em São José (SC). O evento foi promovido pela ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, em parceria com a Johnson Controls e a Hitachi, e integrou a 1ª Semana Temática de Refrigeração e Climatização.

O palestrante e engenheiro mecânico da Jonshon Controls, Márcio Pereira Hoffchneider, trouxe os conceitos básicos sobre VRF (Variable Refrigerante Flow) e conteúdos para o trabalho de campo. Tendo em vista que o público era composto por técnicos e estudantes do setor refrigerista, foram abordados desde as ideias iniciais da tecnologia até os principais cuidados.

– O debate e instrução para o tema é fundamental, pois se essas situações fossem trabalhadas na prática, não teríamos tantos problemas. Principalmente, porque as boas práticas demandam essencialmente da mão de obra – explica.

Além dos conteúdos básicos, Márcio apontou os benefícios envolvendo o fluxo de gás refrigerante variável. O VRF proporciona um menor consumo de energia, assim como a redução de custos para instalação e manutenção. Essa tecnologia também permite um maior controle da customização por parte do usuário. Desse modo, é possível manter um ambiente refrigerado a uma temperatura de 18ºC e outro climatizado a 22ºC.