Palestras promovidas pela ASBRAV e Halton Refrin mostram os avanços e as principais mudanças nos sistemas de ventilação e de exaustão destes espaços.

A sede da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, em Porto Alegre, recebeu na noite de quinta-feira (05/05), o seminário “Soluções e Inovações para Cozinhas Profissionais”, evento realizado em parceria com a Halton Refrin, empresa considerada a principal especialista do país em soluções para exaustão e climatização de cozinhas profissionais.
Coube ao engenheiro Marcelo do Vale, diretor comercial da Halton Refrin, ministrar, para um auditório lotado de profissionais da área, palestras que abordaram temas como as mudanças nos sistemas de ventilação para cozinhas, com a revisão da NBR 14.518 e as inovações em sistemas de exaustão, tais como captura e contenção, filtragem de gordura, eficiência energética e sistema de combate a incêndio.
Marcelo do Vale ressaltou que o sistema de exaustão e ventilação para cozinhas profissionais tem como objetivo promover a remoção e tratamento dos vapores e gases decorrentes do processo de cocção dos alimentos, mantendo o ambiente da cozinha livre de fumaça e odores, bem como proporcionar uma renovação de ar constante mantendo a temperatura interna dentro dos limites de conforto térmico desejáveis, para um melhor desempenho dos funcionários, de acordo com as normas da ABNT NBR 14518, que regulamenta a instalação de Sistemas de Ventilação para Cozinhas Profissionais.
Um projeto de ventilação para cozinha é composto por um sistema de exaustão que irá captar, tratar, conduzir os vapores e gases da cozinha para a atmosfera, e um sistema de insuflamento de ar externo que fará a reposição do ar exaurido pelo sistema de exaustão. O volume de ar insuflado no ambiente deverá ser menor que o volume de ar exaurido pelo sistema de exaustão mantendo a cozinha com pressão negativa e forçando o ar a entrar de fora para dentro do ambiente, evitando assim que ocorra dispersão dos odores da cozinha para as áreas adjacentes a mesma, proporcionando um ambiente termicamente confortável e produtivo e com efetiva redução de custo operacional.
A Halton Refrin é fruto da união entre a finlandesa Halton Group e a brasileira Refrin, ambas como grande tradição nos mercados de produtos, serviços e soluções para difusão do ar, ventilação de cozinhas e dutos para distribuição de ar condicionado e ventilação. Utilizando as mais modernas tecnologias e expertise, a empresa foca no desenvolvimento de sistemas eficientes que proporcionam economia de energia, capturando calor e emissões associadas ao preparo de alimentos em cozinhas profissionais. Estes sistemas proporcionam um ambiente termicamente confortável e produtivo, com redução de custo operacional.
Marcelo do Vale destacou, também, alguns dos produtos disponibilizados pela Halton Refrin que trazem o que existe de mais moderno para tratamento do ar e filtragem para sistemas de exaustão de cozinhas profissionais, em nível mundial. Entre eles, as coifas com sistema Capture Jet (KVE), que proporcionam até 30% de economia de energia através da utilização de menos vazão de ar de exaustão. Também as coifas com sistema de filtragem UV e o sistema de ventilação controlado por demanda (DCV), o M.A.R.V.E.L.
À medida que os operadores de cozinha utilizam este sistema, os sensores infravermelhos ou sensores de temperatura comandam os variadores de frequência nos ventiladores fazendo com que tanto a vazão de exaustão como a reposição de ar, sejam exigidas de acordo com a demanda, ou seja, quanto maior o uso na cozinha, quanto maior a temperatura, e quanto maior a necessidade, maior a vazão exaurida e reposta no ambiente, consumindo assim até 70% menos energia.