Conteúdos abordam as boas práticas e procedimentos para execução e gerenciamento desde a fase de projetos até a instalação de sistemas de climatização

Levar conhecimento sobre novas tecnologias, recomendações normativas e conceitos técnicos na área de climatização a entidades de classe, associações e universidades. Esta é a proposta da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. A iniciativa envolve a atualização de dois guias informativos já desenvolvidos pela entidade, cuja previsão de conclusão é para outubro. O material é voltado a empresas de arquitetura, responsáveis pela contratação e execução de obras, bem como para o público em geral.

– Os guias trazem novas informações sobre questões emergentes no mercado, como tecnologias de projetos e sistemas de climatização, qualidade do ar interno, certificações para construções mais sustentáveis e a importância do envolvimento de diversos especialistas em um projeto – explica o diretor setorial de Ar Condicionado da ASBRAV e coordenador do projeto, Fernando Pozza.

As empresas que vão contratar profissionais para fazer o gerenciamento e os projetos de instalações de uma determinada obra, poderão contar com o apoio do guia sobre Climatização de ambientes não residenciais. Segundo Pozza, o material traz uma base de normas e portarias, além de um fluxo para proceder durante a execução da obra. O objetivo do conteúdo é garantir que o desempenho operacional e energético requisitado pelo cliente ou empreendedor da obra seja atingido.

Já o guia sobre Aquisição e instalação de sistemas de climatização é voltado tanto para empresas quanto para o público em geral. Ele apresenta as principais características de todos os sistemas existentes e as recomendações arquitetônicas necessárias para cada um, desta forma, o cliente pode ter uma ideia do que será feito no seu caso.

Entre os envolvidos neste projeto estão profissionais associados da ASBRAV ligados a empresas de consultoria energética, de projetos e instalação de sistemas de climatização, fornecedores do setor e agentes de comissionamento. O grupo também conta com o apoio de especialistas do meio acadêmico.