ASBRAV, que representa empresas do Sul do Brasil, contará com representante na coordenação dos trabalhos que buscam maior representatividade política

A ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, terá, a partir de 2017, papel importante na coordenação do grupo das entidades do setor HVAC-R, no Brasil. A representação se dará através do associado, Sérgio Helfensteller, que comandará os trabalhos do grupo. Além dos estados do Sul do país, integram a iniciativa sindicatos e associações do Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

– Uma das propostas é procurar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Vigilância Sanitária, em Brasília, para discutirmos a legislação da qualidade do ar interno – adianta Helfensteller, explicando que existe atualmente uma portaria que regulamenta a matéria, porém ela não tem força de lei.

O grupo das entidades é uma organização voluntária e informal que reúne-se entre quatro ou cinco vezes por ano, em um dos estados representados. O objetivo é buscar representatividade política em Brasília junto aos órgãos já citados anteriormente, além do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). No início de dezembro, o grupo participou de uma reunião com a área técnica do MTE e com o Ministro Ronaldo Nogueira.

Para o futuro coordenador, a participação da ASBRAV no Grupo das Entidades possibilitará uma maior representação no mercado brasileiro. Além disso, a iniciativa tem proporcionado a troca de conhecimento entre as entidades que compõem a iniciativa.