Curso ocorre na ASBRAV neste final de semana e reúne profissionais do RS e SC

O conceito de prédio verde tem se tornado uma exigência cada vez maior na sociedade, proporcionando além da redução do consumo de água e energia, maior conforto térmico aos ocupantes. O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), fornecido pela United States Green Building Council (USGBC), é o sistema internacional de orientação ambiental para os empreendimentos em construção e reformados. De forma a esclarecer sobre as normas para obter o certificado e preparar engenheiros, arquitetos, construtores, incorporadores, empreiteiros, representantes de entidades de classe e profissionais da área de meio ambiente para prestarem a prova para se habilitarem como Leed AP (profissional creditado), a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, promove na sexta-feira (28/10) e no sábado (29/10), um curso em parceria com a GBC Brasil.

– A ideia é apresentar todos os tópicos dentro desta norma, que conta com vários requisitos e pontuações para garantir o certificado. A partir disto, é possível projetar e construir um prédio com uma série de critérios em água, energia, materiais de construção, cuidados com canteiros de obra, entre outros. A relevância do LEED é que ele possibilita promover o edifício tanto na parte comercial quanto para os próprios ocupantes – explica o palestrante da GBC Brasil e LEED APBD+C, Anderson Benite.

A formação, que reúne profissionais de Santa Catarina e das regiões Noroeste, Serra e Metropolitana do Rio Grande do Sul, já aborda a versão quatro do LEED, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (31/10).

Os aspectos abordados na qualificação foram versão 3 do LEED e introdução à quarta versão; critérios, pré-requisitos e pontuações da categoria; espaço sustentável; uso eficiente da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; créditos regionais; e, inovação.

O palestrante também explicou sobre a prova para os profissionais que queiram se habilitar como LEED AP. O teste pode ser prestado nos centros da USGBC no Brasil. Na região Sul, Curitiba é quem oferece a opção de aplicação da avaliação.

De acordo com a GBC Brasil, o LEED é utilizado em 143 países. Atualmente, mais de 40 mil prédios foram certificados no mundo e, no país, 380 correspondem às normas do certificado. A quantidade de profissionais LEED AP tem crescido consideravelmente, de acordo com Benite, que informou que no Brasil já são 235 profissionais habilitados.

Em dezembro, nos dias 9 e 10, a ASBRAV promove outro curso “Como se tornar um LEED Green Associate”. A formação é voltada para profissionais que estão iniciando a carreira no segmento de construções sustentáveis. Informações e inscrições pelos telefones 3342 2964, 3342 9467 e 9151 4104 ou pelo e-mail secretaria@asbrav.org.br. A ASBRAV fica localizada na Rua Arabutan, 324, bairro Navegantes, em Porto Alegre.