Entrevista: Alex Altheman – American Air Filters Brasil
O filtro mantém a poeira atmosférica e outras partículas do ar longe do motor do ar-condicionado. Além das já conhecidas questões de saúde pública, há fatores técnicos que são importantes serem considerados nos procedimentos de manutenção. O filtro de ar entupido e sujo coloca força extra na unidade e faz com que ela fique sobrecarregada. A partir disso, é comum que os operem com mais força para esfriar ou aquecer, usando mais energia e gerando custos mais altos na conta de energia elétrica. A Revista ASBRAV entrevistou Alex Altheman da American Air Filters Brasil.

Revista ASBRAV – Qual a importância da correta manutenção dos filtros e que impactos pode trazer no correto funcionamento do ar condicionado?

Alex Altheman – É extremamente importante fazermos o controle dos filtros de ar até porque as normas de filtragem vêm evoluíndo ao longo do tempo bem como as normas relacionadas à manutenção. No caso do PMOC que foi introduzido ao longo de 2018 é importante também estar atento.

 

Revista ASBRAV – Que inovações existem hoje no mercado?

Alex Altheman – Existem filtros de baixo consumo energético e alto desempenho com avançada tecnologia. Existem muitas variações no mercado onde é possível fazer monitoramento de filtro considerando benefícios como redução do consumo energético, menos gastos de manutenção e um menor custo total do equipamento.

Revista ASBRAV – Por que é comum ouvirmos que o problema em um filtro de ar, pode acarretar em outros prejuízos dentro de um sistema?

Alex Altheman – O filtro é colocado em etapas dentro do sistema de ar condicionado, ou seja, entre um filtro e outro existem outros componentes. Então, ele pode ser um gerador de um problema de reação em cadeia. Se você erra na escolha de um filtro de aro, os outros componentes podem acabar fazendo o papel do filtro e isso acaba gerando uma série de problemas dentro do sistema de ar-condicionado. O resultado final será percebido lá no final da conta em um aumento do custo de equipamento.