Equipamento exige cuidado extra contra ação da maresia.

Quem tem casa na praia sabe da atenção a mais exigida para a conservação da residência e dos equipamentos em razão da maresia. Com os aparelhos de ar condicionado não é diferente. Para mantê-los sem ferrugem por mais tempo, é preciso buscar materiais específicos antes de fazer a instalação.
– Desde o aparelho até os suportes e parafusos devem ser de um material que não oxide. Ou então é preciso uma pintura protetora para retardar o efeito da maresia – aconselha o diretor técnico da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Ricardo Vaz.
Ele também relata que há equipamentos específicos para o litoral, com a serpentina fabricada com material apropriado.
Quem é proprietário de imóvel no litoral, pode optar pelos aparelhos de janela ou split. Os de parede têm a vantagem de uma instalação mais simples e barata, além do menor custo do próprio ar condicionado. O diretor técnico aconselha que seja instalado em local alto.
– Como será usado no verão, o ar frio tende a descer. Portanto, o local será climatizado uniformemente e mais rápido.
Já os split, têm menor custo no consumo de energia e menor ruído. Também têm o filtro mais eficiente, gerando melhor qualidade do ar.
Já para quem vai passar uma temporada na praia e alugar um imóvel sem climatização, o aparelho portátil é uma boa alternativa. Pode ser levado da cidade para a viagem e usado em vários ambientes, sem necessidade de instalação. Porém, Vaz alerta para a adaptação.
– Deve ser colocado em uma peça compatível com a capacidade. Caso contrário, o consumo de energia é muito alto.
Também é importante lembrar de fazer a manutenção constante, já que muitas vezes o equipamento é usado apenas nos meses de verão. Conforme o diretor técnico, a manutenção básica é limpar o filtro uma vez por mês, retirando ele do aparelho e passando água corrente. Depois de 3 ou 4 anos, é possível fazer uma limpeza interna, que é melhor quando o ar é retirado, limpo em oficinas e instalado de novo.