As engenheiras Ana Giannini e Joana Canozzi, especialistas da área de fluorquímicos da Chemours (NYSE: CC), empresa líder global nos mercados de tecnologia de titânio, fluorprodutos e soluções químicas, participaram do 1º Encontro Nacional de Mulheres do AVAC-R, que ocorreu durante a 21ª FEBRAVA, realizada em São Paulo entre os dias 10 e 13 de setembro.

O encontro teve como objetivo destacar e estimular o protagonismo feminino no setor AVAC-R, principalmente em cargos técnicos, e buscou trazer capacitação técnica a essas profissionais, além de atualizá-las sobre temas relevantes do setor e fomentar a conexão dessas profissionais.

Cerca de 200 profissionais dos setores, num público predominantemente feminino, passaram pelo evento e puderam conferir conteúdos técnicos de temas como fluidos refrigerantes, projetos, boas práticas, automação, entre outros.

Ana e Joana traçaram um panorama sobre a presença feminina no setor AVAC-R, apontaram os desafios a serem superados e sugeriram práticas para se diferenciar nesse mercado.

– Em 2018, a Chemours apresentou ao mercado seu programa de responsabilidade corporativa, e uma de suas metas globais é preencher, até 2030, metade do seu quadro de colaboradores com mão de obra feminina – informou Canozzi, ao revelar que as mulheres já representam 70% da força de trabalho da Chemours no Brasil.

Seguindo a proposta do evento de abordar temas técnicos e contribuir para a formação das profissionais, elas falaram sobre segurança em fluidos refrigerantes, trazendo questões como normas de qualidade, nomenclatura correta, boas práticas de manuseio e armazenamento seguro dos fluidos.

As engenheiras comentaram a importância de se escolher produtos de boa qualidade, a fim de se garantir a segurança do técnico e a eficiência dos sistemas de refrigeração e climatização. Por fim, abordaram o tema transporte e armazenamento.