Evento na capital gaúcha reuniu profissionais de empresas dos segmentos de HVAC

Tecnologias que tornam instalações mais seguras e ambientalmente corretas foram destaques no Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar Condicionado (ENTRAC). O evento durou dois dias com palestras na quarta-feira (06/05) e quinta-feira (07/05) no Ritter Hotéis, localizado no Centro de Porto Alegre.

A primeira palestra abordou o sistema de conexão VRF & Lokring que através de um método de travamento elimina a necessidade de soldas combatendo possíveis vazamentos e tornando a instalação mais rápida. Em seguida foram tratados temas como a movimentação inteligente e silenciosa do ar, tecnologias de velocidade variável, dampers corta fogo, isolamento térmico e ventilação. Ao final os participantes tiveram lições de Planejamento Térmico Integrado com a apresentação de conceitos de baixa energia aplicado ao resfriamento e aquecimento em edificações.

No segundo dia de atividades, foram exibidos detalhes sobre o funcionamento de trocadores de placa e suas aplicações em sistemas de ar condicionado, válvulas de pressão independentes, trocadores de calor, compressores do tipo “Inverter”, redes de dutos para distribuição de ar e sistemas de controle via internet.

– O objetivo é colocar o profissional em contato direto com as empresas que fornecem sistemas e componentes para refrigeração e ar condicionado. Acaba-se tendo um treinamento rápido para os profissionais manusearem os produtos – afirmou o diretor da Nova Técnica Editorial, responsável pela organização do evento, Ronaldo Almeida.

Entre os temas, um ponto comum foi a facilidade que muitas ferramentas estão trazendo ao profissional que atua na instalação.

– São ferramentas que facilitam a vida do profissional e que trazem alguma eficiência energética do sistema. Por isso, é fundamental estar atualizado já que as mudanças de hardware e software acontecem de modo muito rápida – completou Ronaldo.

A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) apoiou o evento. As palestras foram direcionadas a profissionais que atuam no setor.