ENTRAC – Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar Condicionado reúne profissionais do setor até quinta-feira (08/08), em Porto Alegre (RS)

Inovações tecnológicas que melhoram a performance dos equipamentos e ajudam a reduzir o consumo energético foram o tema central no primeiro dia do evento que acontece em Porto Alegre (RS). A iniciativa conta com o apoio da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação e apresenta temas técnicos voltados para profissionais do setor.

A primeira palestra do dia, com Carlos Navarro, detalhou inovações trazidas pela Indústrias Tosi, que entre os diferenciais trazem significativa redução de energia elétrica. O papel dos filtros e a importância do uso adequado desses equipamentos, foram tema da apresentação de Alex Altheman, da American Air Filters.

– Qualquer problema que existe dentro de um sistema de ar condicionado vem de uma reação em cadeia. Muitos defeitos começam, não onde aparentam estar, mas em outros componentes que estão relacionados. Um sistema de ar condicionado padrão, por exemplo, pode apresentar diversos tipos de problemas causados por um filtro de ar de baixa qualidade – afirmou.

O representante da Armacell, Antônio Borsatti, falou da importância do isolamento térmico oferecido nos acessórios através de espuma elastomérica.

– A água não é isolante térmica. Pelo contrário, a condutividade térmica dela, é até vinte vezes maior do que o ar. A experiência é igual a que temos quando temos a roupa molhada em um dia frio. A pessoa passa a sentir de forma muito mais intensa porque a roupa estava funcionando como isolante térmico enquanto estava seca, porque a maior parte do trabalho de proteção térmica é o próprio ar localizado entre os fios de tecido – explicou.

A programação trouxe ainda palestras sobre a filtragem do ar e normas pertinentes, com Claudio José Kun da Trox; redução do consumo de energia através de dutos, com Dilson Carreira da Powermatic; balanceamento e controle hidrônico em sistemas de água gelada, com Thomas Spitzl da Oventrop e metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), com Anderson Rodrigues da Artécnica.

O evento ocorre no Ritter Hoteis – Versare Hoteis (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55, Centro de Porto Alegre). As inscrições para o segundo dia podem ser feitas exclusivamente no local. A programação reserva o debate de gerenciamento de performance dos sistemas de HVAC, métodos de renovação de ar, automação, atuadores digitais, dutos em paineis pré-isolados e certificação Zero Net Building.

Programação

13h00 – 13h30 CREDENCIAMENTO E VISITA AOS EXPOSITORES
Quarta-feira (08/08)
13h30 – 14h15 Gerenciamento de performance dos sistemas de HVAC
Hilton Reche do Nascimento Armstrong
14h15 – 15h00 Métodos de renovação do ar – André Zaghetto – Sicflux
15h00 – 15h45 Automação e controle: Diferenciando seu produto para aumentar suas vendas – Fabio Cardoso – Every Control
15h45 – 16h15 INTERVALO PARA CAFÉ E VISITA AOS EXPOSITORES
16h15 – 17h00 Atuadores digitais: importância no sistema hidrônico – Rodrigo Rochedo –
IMI Hydronic Engineering
17h00 – 17h45 MPU: Dutos em painéis pré-isolados – Garantia de alcançar bons resultados técnicos e econômicos – Rafael Vieira – Multivac/MPU
17h45 – 18h40 Preparando uma edificação existente para ser um Zero Net Building – Francisco Dantas – Interplan