Workshop promovido pela ASBRAV em parceria com a Bry-Air Brasil ressaltou a necessidade de adaptação às novas exigências dos consumidores pela redução de custos com energia
Apresentar alternativas tecnológicas que permitam otimizar tanto novos projetos como instalações existentes, focando em uma nova forma de analisar os sistemas de climatização. Este foi o tema central do workshop “Eficiência Energética em Sistemas de Climatização”, realizado na quinta-feira (31/03), na na sede da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), em Porto Alegre. Fruto de parceria da entidade com a empresa Bry-Air Brasil, o evento teve como palestrante o diretor comercial da companhia, Fabio Inocencio, profissional com quase 30 anos de atuação na promoção de soluções tanto para processos Industriais, refrigeração e conforto humano.
O workshop foi aberto com a saudação do diretor de Relações Institucionais da ASBRAV, Mario Alexandre Ferreira, destacando as ações conjuntas que a entidade e a Bry-Air Brasil protagonizam, sempre buscando disponibilizar conhecimento e soluções para os profissionais do setor refrigerista.
Em sua explanação, Fabio Inocencio apresentou soluções inicialmente pensadas para as áreas de conforto e sua aplicabilidade em processos, mostrando que de grandes indústrias a pequenos fabricantes, grandes prédios comerciais ou residências, todos os empreendimentos podem contar com soluções viáveis para atender o mais alto grau de controle de contaminação e eficiência energética.
Para tanto, abordou tópicos como normas e regulamentos nacionais e internacionais do setor, tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro, tendências do segmento e, por fim, algumas das soluções da Bry-Air para otimizar a eficiência energética.
– Em matéria de redução de custo energético, a Bry-Air não comercializa produtos e sim, soluções – lembrou Inocencio.
O especialista enfatizou que, cada vez mais, as empresas estão trabalhando em processos focados na eficiência energética, procurando adaptar-se a nova realidade dos consumidores, que estão procurando aliar qualidade com custo mais acessível.
Ao final do encontro, o diretor geral da Bry-Air, Arun Kumar, falou de sua satisfação em poder compartilhar os conhecimentos que a empresa produz e possui com tantos profissionais do setor refrigerista espalhados pelo Brasil. Segundo ele, o trabalho que a ASBRAV realiza neste sentido, de viabilizar cursos, treinamentos e capacitações é fundamental para ampliar a qualificação das pessoas que atuam no segmento.