Revista ASBRAV – Artigo Técnico

É apresentado um sistema de condicionamento de ar para um ônibus urbano implementando um refrigerante de 4ª geração, HFO-1234yf (zero ODP e baixo GWP), como substituto para o R-134a. É proposta uma nova configuração do sistema, em virtude da leve flamabilidade do novo refrigerante, a fim de garantir a segurança do motorista e passageiros. Trata-se de um sistema de refrigeração indireto, no qual o ciclo primário ou de compressão de vapor, onde circula o refrigerante, é confinado ao compartimento do motor. É estudada a utilização de nanofluidos, com maior condutividade térmica, porém, com igualmente maior viscosidade, para o “loop” secundário. A partir de pesquisa bibliográfica abrangente, e com o auxílio do software EES, para a implementação numérica do modelo matemático, foi realizado o dimensionamento dos trocadores de calor do sistema proposto.

Autores:

Verônica Rocha Weaver – veronicaweaver@aluno.puc-rio.br
José Alberto Reis Parise – parise@puc-rio.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, www.puc-rio.br

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