Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

CURSOS ASBRAV DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AR CONDICIONADO

Cursos preparados para alunos ou formados em Engenharia, ou em cursos Técnicos ou Tecnólogos semelhantes. Os cursos de Simulação são preparados também para alunos ou formados em Arquitetura. Os cursos também podem ser assistidos por outras pessoas não enquadradas nestes casos.

No ano serão nove cursos de dois fins de semana cada um, semanas intercaladas, com aula na sexta-feira das 18h às 22 h e no sábado das 8h às 12h. Os cursos serão ministrados na sede da ASBRAV em Porto Alegre.

Os cursos ocorrerão para no mínimo 10 participantes.

Será emitido certificado individual por curso realizado ao participante que obtiver no mínimo 75% frequência.

Ministrante: Paulo Otto Beyer, Eng. Mecânico, Prof., Dr.

Calendário 2018

1- Psicrometria

9, 10, 23 e 24/3

2- Ventilação

13, 14, 27 e 28/4

3- Carga Térmica

11, 12, 25 e 26/5

4- Difusores e Dutos

8, 9, 22 e 23/6

5- Ciclos de Refrigeração

6, 7, 20 e 21/7

6- Equipamentos de Ar Condicionado

10, 11, 24 e 25/8

7- EnergyPlus 1 – Básico

14, 15, 28 e 29/9

8- EnergyPlus 2 – Soluções Ativas

5, 6, 19 e 20/10

9- EnergyPlus 3 – Soluções Passivas

9, 10, 23, 24/11

Programas dos Cursos

1- Psicrometria

Composição do Ar e Atmosfera Padrão, Parâmetros de Umidade, Propriedades Termodinâmicas do Ar Úmido na Saturação, Relações de Gás Perfeito para Ar Seco e Úmido, Entalpia e Volume Específico do Ar Úmido, Temperaturas de Bulbo Úmido Termodinâmico e Orvalho, Cálculos Numéricos das Propriedades do Ar Úmido, Cartas Psicrométricas.

Processos Psicrométricos de Aquecimento, Umidificação com Água Vaporizada e Evaporada, Desumidificação por Adsorção, Mistura de Fluxos de Ar, Resfriamento e Desumidificação sem e com Mistura de Ar, Reaquecimento, Ar Exterior Total e Controle de Umidade. Bibliografia, Exercícios, Carta Psicrométrica

2- Ventilação

Tipos de Trocas de Ar, Taxa de Troca de Ar, Constante de Tempo, Idade do Ar, Efetividade de Troca de Ar, Ventilação e Cargas Térmicas, Qualidade do Ar Interior (QAI), Nível de CO2

Método do Dt (Aquecimento do Ar), Ventilação por Infiltração pela Área de Frestas, Infiltração pelo Número de Trocas, Vazão de Projeto

Ventilação Natural, Velocidade do Vento, Pressão do Vento, Fluxo de Ar através de Janelas, Pressão de Chaminé, Fluxo causado por Forças Térmicas, Cálculo das Áreas de Ventilação, Superposição dos Efeitos de Vento e Temperatura

Ventilação Forçada, Aplicação dos Ventiladores, Ventilação e Conforto Térmico, Controle da Contaminação Cruzada, Componentes da Ventilação Forçada, Ventilação Geral, Ventilação Local, Ventilação por Deslocamento, Exaustão Local

Ventiladores, Equações para os Ventiladores, Filtros, Melhoramentos em Sistemas de Ventilação

3- Carga Térmica

Dias de Projeto e Conforto Térmico

Coeficientes de Transmissão de Calor: Superfícies Opacas. Coeficientes de Convecção. Resistências Internas de Condução. Superfícies Translúcidas. Bibliografia.

Sistemas e Carga de Aquecimento Ambiental: Definição. Tipos de Sistemas de Aquecimento. Energia Elétrica, Combustão, Aquecimento Solar. Carga de Aquecimento Ambiental. Perdas por Transmissão. Aquecimento do Ar de Renovação. Bibliografia. Exercícios.

Carga de Resfriamento de Ar Condicionado: Introdução. Calores Externos. Forros Ensolarados. Paredes Externas. Janelas, Insolação e Condução. Ar de Renovação. Superfícies Internas. Calores Internos, Pessoas, Lâmpadas e Equipamentos. Moto-ventilador. Total. Programas e Planilhas Computacionais para Cálculo de Cargas Térmicas. Bibliografia. Exercícios.

4- Difusores e Dutos

Difusão de Ar: Princípio da Difusão de Ar, Difusores, Tipos de Difusores, Definições, Cálculo da Vazão dos Difusores, Cálculo do Tamanho do Difusor, Método da Velocidade de Face, Método da Velocidade Terminal, Difusores Comerciais, Perda de Carga em Difusores, Bibliografia.

Projeto de Dutos: Aplicações, Cálculo, Pressões Existentes, Fricção, Duto com Difusores, Recuperação de Pressão Estática, Fricção Constante, Perda de Carga, Definição das Dimensões, Isolamento, Estimativas, Bibliografia.

5- Ciclos de Refrigeração

Definição, 1ª Lei da Termodinâmica, 2ª Lei da Termodinâmica, Ciclo de Carnot Reverso, Ciclo de Refrigeração Real por Compressão de Vapor, Ciclos T-S e p-h, Diagrama de Equipamentos. Cálculos do Ciclo de Refrigeração, Ciclos de Refrigeração Multiestágios, Propriedades Termofísicas de Refrigerantes, Exemplos de Ciclos de Compressão, Desempenho de Compressores, Ciclos de Refrigeração por Absorção, Exemplo de Ciclo de Absorção, Bibliografia.

6- Equipamentos de Ar Condicionado

Compressores, Condensadores, Evaporadores, Cálculo de Serpentinas para Ar, Dispositivos de Controle do Refrigerante, Dimensionamento de Linhas de Refrigerantes, Dimensionamento de Tubulações de Água, Sistemas VRF Comum e Quente/Frio Simultâneo com Condensação a Ar e Água.

7- EnergyPlus 1 – Básico

Desenho da Edificação no SketchUp e OpenStudio, Zonas Térmicas, Paredes, Pisos, Entrepisos, Coberturas, Janelas, Portas, Sombreamentos Externos.

Controle da Simulação, Edificação e seu Entorno, Modelos e Equacionamentos Termo-Energéticos. Latitude, Longitude, Arquivo Climático Anual, Dias de Projeto, Temperatura do Solo.

Perfis/Agendamento de Cargas Horárias, Diárias, Semanais, Mensais, Sazonais e Anuais.

Materiais de Construção – Opacos, Translúcidos, Sombreamentos Internos, Construções.

8- EnergyPlus 2 – Soluções Ativas

Cargas Internas – Pessoas, Lâmpadas e Equipamentos.

Controle de Iluminação – Variação da Potência (Dimerização), Iluminação Zenital, Mapa de Iluminação Natural.

Fluxo de Ar nas Zonas – Infiltração, Fluxo entre Zonas.

Sistemas de Ar Condicionado e Equipamentos – Termostatos, Mini-Split, Splitão, VRF, Água Gelada Condensação a Ar e Água, Equações de Desempenho.

Resultados – Dicionário de Variáveis, Horas de Desconforto, Consumo Energético Anual da Edificação, Consumo Energético Mensal por Uso Final, Demanda Energética Mensal por Uso Final.

9- EnergyPlus 3 – Soluções Passivas

Elementos de Construção – Telhado Verde, Vidro Termo-Crômico, Vidros Duplos, Sombreamentos, Materiais de Troca de Fase ou Condutividade Térmica Variável, Piso e Forro Radiante

Superfícies e Zonas Térmicas – Automação de Sombreamentos, Vidros Duplos Ventilados, Massa Térmica Interna.

Conceitos Avançados em Construções, Superfícies e Zonas – Isolamento Móvel, Fachada Ventilada Naturalmente.

Iluminação Natural – Controles, Sombreamento, Tubo de Luz, Prateleira de Luz, Iluminação Zenital, Mapa de Iluminação Natural.

Ventilação Natural – Efeito de Vento e Temperatura, Tubo Enterrado, Torre de Resfriamento Evaporativo, Chaminé Térmica.

Avaliação do desempenho da edificação por Conforto Térmico – Horas por ano fora da Zona de Conforto, Graus-Hora de Desconforto por Frio e por Calor, Temperatura Média nas Horas de Desconforto por Frio e Calor.

Investimento

CURSOS DE 04 ENCONTROS – (2 finais de semana) ENT + 30d À VISTA 5%
ASSOCIADOS ASBRAV E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 495,00 470,00
DEMAIS INTERESSADOS 742,00 705,00

Obs.: Estudante de Graduação apresentar comprovante de matrícula da Universidade.

Informações e Inscrições

Sede da ASBRAV em Porto Alegre

Rua Arabutan 324 – Bairro Navegantes

Fones (51) 3342-2964 | 3342-9467 | 98634-2416 | 98634-2417 | 99151-4103 | 99151-4104

E-mail: secretaria@asbrav.org.br – www.asbrav.org.br

Importante

  • Necessário inscrição antecipada.
  • Datas sujeitas a alteração sem prévio aviso.
  • O curso poderá ser postergado e/ou cancelado caso não atinja o número mínimo de participantes.
  • Poderá haver alteração no programa e substituição de instrutores sem prévio aviso.