Sistema VSD (sigla em inglês para Variable Speed Drive) ganha cada vez mais espaço no mercado
Em sintonia com um dos focos centrais da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação que é o treinamento e qualificação, foi realizada na noite de quinta-feira (19/07), uma aula especial sobre o tema. A atividade compõe a grade do curso para operação de sistemas de água gelada voltado para profissionais do setor de refrigeração e climatização.

– No papel de fabricantes  sentimos que temos uma obrigação de contribuir e incentivar a formação profissional. É o segundo ano que investimos no projeto Qualificar da ASBRAV, pois vemos que há uma imensa oportunidade de estar em contato direto com quem trabalha com os equipamentos – afirmou o coordenador de Aplicação de Produtos HVAC da Johnson Controls–Hitachi  e 2o vice-presidente da ASBRAV,   João Carlos Antoniolli.

A palestra abordou uma das partes mais importantes do curso de “água gelada” que é direcionado a velocidade variável em chillers. O tópico chama bastante a atenção pela quantidade de equipamentos no mercado do tipo VRF e com tecnologia Inverter. Seja em obras novas, retrofit ou replacement, a melhor escolha é por equipamentos com velocidade variável. Possui um inversor de frequência que regula a rotação do motor por meio de frequências. A velocidade de seu motor elétrico varia de acordo com a carga térmica necessária, possibilitando menor consumo de energia.