Formação apresentou parâmetros de qualidade para aceitabilidade da qualidade do ar de interiores

Porto Alegre recebeu um curso inédito voltado para a manutenção preventiva de sistemas de climatização. O encontro ocorrido no fim de setembro na sede da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, teve como abordagem principal o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

– Muitas vezes os profissionais têm dificuldade de encontrar as informações de maneira prática, visto que é um assunto extenso. Por isso decidi reunir questões como as boas práticas da manutenção, eficiência energética e quais são os parâmetros exigidos por lei para que o sistema opere dentro do que preveem as normas vigentes – explicou o engenheiro Arnaldo Lopes Parra.

A formação tem efeito direto na qualidade do ar dos ambientes condicionados. De acordo com o engenheiro, quando não há a devida atenção, os equipamentos acabam por apresentar falhas de funcionamento, que resultam em má qualidade do ar, afetando a saúde dos ocupantes.

O PMOC é um termo empregado para definir o programa de manutenção instituído pela Portaria 3523, que obriga todas as empresas com ambientes climatizados a efetuar a manutenção preventiva em todos os seus ambientes. É através dele que as instituições devem fazer a apresentação aos órgãos reguladores.

Entre os 60 participantes do curso, estiveram prestadores de serviço, instaladores, clientes finais e projetistas. Parra destacou a iniciativa da ASBRAV, fortalecendo a entidade como difusora do conhecimento na região sul do Brasil.