ASBRAV apoia feira de negócios do segmento que ocorre de 11 a 13 de agosto, em São Paulo

Estimular e trazer as novas tendências das construções sustentáveis no Brasil são os principais objetivos da 6ª GreenBuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo 2015, que ocorrerá de 11 a 13 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). A feira de negócios da construção sustentável da América Latina, promovida pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), conta com o apoio da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), e trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de temas como como gestão da água nas edificações e na indústria e os desafios da sustentabilidade, entre outros.

A edição deste ano da GreenBuilding Brasil trará sessões educacionais completas dedicadas ao tema “água”, com a abordagem de assuntos importantes como a gestão da água nas edificações e na indústria, a relação do produto e o verde, além dos desafios da sustentabilidade nas cidades brasileiras e a otimização do uso de água potável.

O outro tema em destaque neste ano é a “eficiência energética”, tratando questões como o Programa Nacional para a Energia Renovável, do Ministério do Meio Ambiente, os desafios e oportunidades para a indústria e o papel dos smart grids.

A GreenBuilding Brasil 2015 conta também com um extenso espaço de exposições, que receberá empresas nacionais e internacionais para apresentar suas soluções destinadas ao mercado de construções sustentáveis. O público visitante do evento se constitui por tomadores de decisão do mercado de construção sustentável, diretores de empresas, arquitetos, construtoras e incorporadoras, engenheiros, prestadores de serviço, entidades governamentais, instituições financeiras, associações e instituições das áreas socioambientais, desenvolvimento sustentável, habitação, planejamento urbano, energia e água, entre outros.

De acordo com o diretor de Representação São Paulo da ASBRAV, Luiz Carlos Petry, que participará do evento, a entidade apoia o GreenBuilding Brasil pela importância de ser um grande fórum de discussão da construção sustentável.

– Podemos observar que o Brasil é, hoje, um dos grandes promotores deste segmento em nível mundial. O GreenBuilding Brasil reforça a maturidade que o país conquistou nos últimos anos em matéria de construção sustentável. E a ASBRAV se sente muito feliz em poder estar presente neste evento que retrata um mercado estratégico para o desenvolvimento econômico e social brasileiro – salienta Petry.

Para este ano, a expectativa da organização do evento é reunir um público de 5.000 visitantes, com mais de 1.000 congressistas e 100 empresas expositoras, nacionais e internacionais, distribuídas num espaço de mais de 6.000 metros quadrados.

Certificações
Até o segundo trimestre de 2015, o Brasil contabilizou 966 edificações registradas no Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). São 5% a mais de registros comparados aos do mesmo período de 2014. Desse total, 235 já foram vistoriadas e receberam a certificação. Ao longo de 2014, foram registrados 135 empreendimentos, 82 deles certificados. Em média foram sete certificações por mês e um projeto registrado a cada dois dias úteis do ano, números que comprovam o crescimento desse tipo de edificação no Brasil.

O país também tem se destacado pela diversidade nos tipos de edificação que se certificaram nos últimos anos. Dentre eles, plantas industriais, centro de logística, data centers, lojas de varejo e instalações esportivas, tendo em vista o envolvimento do GBC Brasil e seus membros em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2015. Complementam a lista museus, instituições de ensino, bibliotecas, agências bancárias e planejamento urbano integrado, que também foram empreendimentos certificados recentemente.

A certificação LEED Ebom (Existing Building Operation and Maintenance), própria para edificações já existentes, desponta como grande oportunidade de expandir o número de edificações verdes no país. Hoje, o Brasil possui 74 projetos LEED Ebom registrados, sendo 19 certificados.