Combater a carência de informação é desafio para setor na instalação e manutenção de equipamentos
A tecnologia nos equipamentos avança e, ao mesmo tempo, há uma constante atualização naquele que é um dos mais importantes itens para o segmento de climatização e refrigeração que é o fluido refrigerante. Além da eficiência energética, os fabricantes renovam as suas linhas de produtos cada vez mais atentos à questão ambiental. Por isso, com o objetivo de conscientizar mecânicos e técnicos da área de refrigeração a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação promove palestras e treinamentos.

– A intenção é fazer com que esses profissionais tenham conhecimento de boas práticas, conheçam a regulamentação e as novas tendências do que está acontecendo no mercado de fluidos refrigerantes. Esse trabalho é feito há mais de vinte anos no Brasil, sendo aplicado nas principais capitais do Brasil – explicou o gerente de negócios de Fluor Quimicos da Chemours, Renato Giovani Cesquini.

O esforço beneficia não só os instaladores, mas o consumidor final que vai contar com manutenção adequada de seus itens.

– Sempre faço uma analogia com o corpo humano. O fluido é como se fosse o nosso sangue. Se você tem um fluido de baixa qualidade, acarreta um problema no equipamento. Por isso é importante que se conheça a qualidade do material para evitar vazamentos que prejudicam nosso ecossistema – completou.

A palestra Tecnologia em Fluidos Refrigerantes foi realizada no dia 5 de abril, na sede da ASBRAV, em Porto Alegre (RS).