Palestra promovida pela ASBRAV demonstrou maneiras de fazer uma melhor gestão do ar interno

291159_629186_asbrav_ar_interno__3_A gestão da qualidade do ar interno tem se mostrado cada vez mais necessária visto que as pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados. Este foi o tema da palestra promovida pela ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na quinta-feira (11/08), ministrada pelo engenheiro mecânico, consultor técnico da Sictell/Sicflux e membro do departamento nacional de qualidade do ar interior – Qualindoor, André Zaghetto de Almeida.

– Hoje temos diversas normas, especificações e indicações para a qualidade do ar, porém, não são seguidas porque não há vigilância e a partir do momento que não há vigilância e as normas não se tornam leis, é muito fácil esconder a qualidade do ar – comenta Almeida.

Voltada a profissionais da área de ar condicionado e refrigeração, empresários do setor e estudantes, a palestra reuniu cerca de 70 pessoas e reforçou, ainda, que a gestão da qualidade do ar é cada vez mais importante, devido aos malefícios que ambientes mal ventilados trazem para a saúde, como a síndrome do edifício doente.

– A forma mais simples de tratar este ar é a ventilação, porém, isso não significa apenas injetar o ar no ambiente, é preciso filtrá-lo, fazer com que se misture e fazer a sua gestão. Esta é a forma adequada – explica o engenheiro mecânico, reforçando a necessidade da manutenção dos projetos de gestão do ar.

Na ocasião, Almeida apresentou também as normas da qualidade do ar interior, exemplificando com acessórios e sistemas, como exaustão de garagens. Além disso, o palestrante adiantou que a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) apresentará uma cartilha de instrução para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para que sejam feitos treinamentos para que a fiscalização do ar interior se torne efetiva.

Ao final do evento, os presentes também foram convidados a participar do 10o Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação – Mercofrio, que ocorre entre os dias 13, 14 e 15 de setembro, na Fiergs, em Porto Alegre.