Obra Destaque

Inaugurada em 2018 e com capacidade para 17 mil pessoas, palco com 540 metros quadrados, quatro pavimentos, e uma área de 23.000m², a Arena Petry, localizada em São José (SC), na Grande Florianópolis, é um dos maiores complexos multiuso da América Latina. Tendo todos os seus ambientes climatizados, a arena foi planejada pela Clima Shop, sob à orientação do engenheiro Rogers Rogerio Faria, que foi o responsável por desenvolver o trabalho de refrigeração e climatização do ambiente.

O projeto, que rendeu uma placa de reconhecimento da Johnson Controls Hitachi ao engenheiro Rogers, conta com um sistema híbrido de climatização, ou seja, combina diversas fontes de energia com maior eficiência. Na Arena Central, maior espaço do complexo, um mecanismo de água gelada, utilizando dois chillers York de 263TR cada, Chillers a ar, compressores a parafuso com VSD (Sistema de Velocidade Variável), e 14 Air-Handlers especiais com economizadores de energia por ciclo entálpico, monitora e aproveita as condições atmosféricas externas.

A obra foi executada pela Good Serv de Curitiba (PR) e possui um sistema completo de automação que controla, supervisiona e otimiza permanentemente as condições e os pontos de operação.

– Este projeto foi um tremendo desafio, mas seu grande diferencial do sistema de climatização é a garantia do conforto em qualquer época do ano, com a garantia da higiene controlada do ar interior e o aproveitamento energético das condições climáticas externas com até 100% de renovação em casos especiais – explicou o engenheiro responsável Rogers Rogerio Faria.

As zonas de eventos periféricas são climatizadas por sistema VRF (Fluxo de  Refrigerante Variável) de última geração, da Hitachi Sigma. No total, são 748HP subdivididos em 19 sistemas que atendem individualmente a todas as áreas da Arena Petry e podem operar isoladamente ou em conjunto com a Arena Central.

Dados técnicos:

Arena Petry

Endereço: 4000, SC-281 – Sertão do Maruim, São José – SC, 88122-001

Instalador: Clima Shop – Engenheiro Rogers Rogerio Faria

Tipo:

Arena Central – Sistema de água gelada
dois chillers York de 263TR cada com chillers a ar,
compressores parafuso com VSD
14 Air-Handlers.

Zonas de evento periféricas –
sistema VRF de última geração,
Hitachi Sigma.
Total de 784HP subdivididos em 19 Sistemas que atendem individualmente