Ruídos podem indicar algum problema no equipamento

Com a chegada da Primavera as temperaturas começam a se elevar e o momento é ideal para que o usuário fique atento à manutenção dos equipamentos. A retomada do uso mais frequente do ar condicionado indica, muitas vezes, a necessidade de um conserto ou manutenção preventiva. Um dos métodos para identificar a necessidade de uma visita de um técnico, pode ser o ouvido apurado quando a máquina está em funcionando.
– As causas dos barulhos podem ser diversas como por exemplo a existência de materiais soltos dentro do ar condicionado ou até mesmo as tampas ou painéis podem estar mal fixados – diretor técnico da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz
Algumas vibrações podem ser ouvidas no local onde está instalado o equipamento de ar condicionado. Um exemplo é a transmissão de estremecimento da unidade externa que pode ocorrer devido à falta de isoladores de vibração neste equipamento ou por interligação entre as unidades interna e externa em trecho muito curto e reto.
Ricardo Vaz ressalta ainda que é importante lembrar que os equipamentos condicionadores de ar produzem um ruído característico quando em operação. Portanto, nem sempre o ruído e sinônimo de problema. Quando o ruído não for característico da operação recomenda-se desligar o equipamento e posteriormente contatar uma empresa especializada em manutenção de condicionadores de ar certificada.
Alguns dos fatores que podem causar ruídos nos aparelhos de ar condicionado são tampas soltas, objetos esquecidos durante a instalação ou manutenção, tais como ferramentas, parafusos, fitas, pedaços de tubos ou isolante térmico e o vazamento do refrigerante para o cárter do compressor.