Em reunião com parlamentares, ASBRAV salientou a necessidade de maior fiscalização do PMOC

A diretoria da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação voltou à Câmara Municipal de Porto Alegre, na última terça-feira (07/05) para uma reunião na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), com membros da sociedade, parlamentares e entidades, visando intensificar, no âmbito municipal, o cumprimento da Lei Federal 13.589, que estabeleceu a obrigatoriedade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

O diretor de Qualidade do Ar da ASBRAV, Mário Henrique Canale, ao longo do encontro, apresentou dados e comentou a necessidade de se cuidar do ar que se respira em ambientes internos.

– Poucos espaços cuidam da qualidade do ar que respiramos em ambientes fechados. Muito se fala em poluição ambiental, mas poucos sabem que a poluição em ambientes internos é de duas a cinco vezes pior que o ar externo. Em 2018 aproximadamente sete milhões de pessoas morreram no mundo por doenças causadas pela poluição do ar. Produtos químicos em ambientes que não são arejados corretamente aumentam a concentração de poluentes, facilitando assim a proliferação de mofo e ácaro. As pessoas começam a apresentar sintomas como irritação nos olhos, dor de cabeça, tontura e dificuldade de concentração e nem sequer desconfiam que o problema está na falta de qualidade do ar – ressaltou.

O encontro, que foi proposto pelo vereador Valter Nagelstein (MDB), é resultado das reivindicações e sugestões levadas pela diretoria da ASBRAV, ao gabinete do parlamentar em março. Também estiveram presentes membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – CREA-RS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre – Sindilojas, e os vereadores Dr. Goulart (PTB) e Roberto Robaina (PSOL), a vereadora Karen Santos (PSOL) e o vereador Paulinho Motorista (PSB).

Uma nova reunião será marcada para avaliar e aprofundar o tema. Junto à isso, a equipe do vereador Valter Nagelstein (MDB) irá trabalhar na confecção de uma minuta.