Instituição esteve representada pelo 3° vice-presidente, Paulo Presotto, que traz contribuições para os trabalhos a serem desenvolvidos pela associação durante 2016
A participação do 3° vice-presidente da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Paulo Presotto, no ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) Winter Meeting, no mês de janeiro, em Orlando, trouxe contribuições para os trabalhos a serem desenvolvidos pela entidade durante 2016.
– Como integrante da comissão organizadora, consegui reunir várias sugestões de tópicos para os seminários do nosso congresso, bem como sugestões de palestrantes cujas apresentações tive oportunidade de participar. Além disso, trago também a experiência na própria organização do evento que podemos adotar no Mercofrio – conta Presotto.
O evento, que contou com a participação de cerca de 30 entidades de todos os continentes, proporcionou, ainda, a troca de informações entre associações. O estreitamento de relações entre os participantes deve agregar, ainda, às atividades da ASBRAV ao longo do ano.
Durante o encontro também ocorreu uma reunião da ASHRAE Associate Society Alliance (AASA), onde foram apresentadas ideias para aumentar a participação internacional nos conselhos da entidade. Na ocasião, as associações apresentaram relatórios sobre as suas atividades e eventos futuros. Além disso, a ASHRAE divulgou o webcast “Making Net Zero Net Positive: Solving the Efficiency & Cost Paradox” que ocorre no mês de abril.
A programação do evento contou com 69 seminários, 22 sessões técnicas, 4 fóruns de discussão, 4 visitas técnicas, reuniões de trabalho dos comitês técnicos que redigem as normas e o ASHRAE Handbook e, a reunião de trabalho da sociedade, com três conselhos e um conselho geral. Paralelamente, também foram realizados cursos de atualização profissional.
Entre os temas abordados na programação, Presotto destaca o comissionamento de sistemas hidrônicos, sistemas de exaustão de cozinhas comerciais e, Building Information Modeling (BIM).
Do Brasil, além da ASBRAV, participaram a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC). Já da América do Sul, estiveram presentes as entidades da Argentina, Chile e Colômbia.
A ASHRAE foi fundada em 1894 e, atualmente, atende mais de 54 mil membros do setor HVAC-R (Heating, Ventilation, Air Conditioning and Refrigerating) em todo o mundo.