Projeto de Ar Condicionado e Simulação de Edificação garantem certificados e formação complementar a engenheiros e técnicos.

Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação está trabalhando em um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul. Em 2016, a entidade oferece duas qualificações: Projeto de Ar Condicionado e Simulação de Edificação, conferindo certificado aos estudantes. Os dois cursos são únicos no Rio Grande do Sul e no Paraná, onde ocorrerá também a formação de Simulação de Edificação.
O diretor de ensino e treinamento da ASBRAV, engenheiro mecânico, professor e doutor, Paulo Otto Beyer, explica que as qualificações surgiram para suprir uma necessidade apresentada também por profissionais do setor.
– Fora algumas disciplinas previstas no curso de Engenharia Mecânica na faculdade, não existe especialização nestas áreas aqui no Estado e em outras localidades do país. Então, comecei a me aprofundar sobre esta questão e pensei em um modelo de formação a exemplo da medicina, que exige uma residência do profissional, para aprimorar seus conhecimentos. Vi que na ASBRAV era possível fazer algo semelhante, oferecendo uma certificação ao profissional – explica Beyer.
Destinada a alunos ou formados em Engenharia ou cursos técnicos e tecnólogos semelhantes, os dois cursos contam com programações distintas. O Projeto de Ar Condicionado possui cinco disciplinas relacionadas, um estágio de 300 horas em uma empresa específica do setor e a apresentação de um projeto. Já o curso de Simulação de Edificação conta com três disciplinas e é indicado para arquitetos e engenheiros. A sua programação prevê, ainda, a realização de dois trabalhos.
Entre as duas qualificações, a ASBRAV oferta, durante o ano, 11 datas, com aulas em dois finais de semana, ministradas por Beyer. Também é possível cursar as disciplinas separadamente e obter documento de conclusão delas. No entanto, para a obtenção dos certificados dos cursos é preciso cumprir a programação completa.
Beyer destaca que além de os cursos tratarem de uma formação única e diferenciada, os benefícios abrangem o cliente final, que poderá contratar um profissional qualificado; o profissional, que agregará conhecimento; e, a empresa, que contará com uma mão de obra qualificada.