Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) dá algumas dicas para que os lojistas não percam clientes por erros comuns na manutenção do ar condicionado.

Durante o verão, os clientes exigem que todas as lojas possuam ar condicionado e um bom ar ambiente para efetuar as compras de maneira tranquila e relaxada. Porém, em muitos estabelecimentos, o clima fica tão gelado que os consumidores ficam com frio e reclamam. Para resolver este impasse, a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) ressalta algumas dicas para os lojistas. Segundo o diretor técnico da ASBRAV, Ricardo Vaz, comprar e instalar um equipamento de ar condicionado que seja compatível com o tamanho do ambiente é uma das principais ações.
– O ar condicionado precisa ser dimensionado para suprir a perda inevitável do ar condicionado por causa das portas abertas das lojas. Outro conselho é comprar cortinas de ar para deixar nas entradas da loja ou trocar as portas normais por portas automáticas, que evitam a perda constante de ar – destaca Ricardo Vaz.
Outra atitude que melhora, inclusive a qualidade do ar da loja, é observar a fachada do prédio.
– É importante, também, proteger toda a fachada contra a entrada de radiação solar e do ar não tratado. Sugiro que a parede externa e o telhado sejam pintados com alguma cor clara ou próxima ao branco. Além disto, indico que os lojistas coloquem película nos vidros, para evitar a entrada de radiação – salienta.
Com as dicas da ASBRAV, os clientes não têm mais motivo para reparar no ar condicionado e podem comprar tranquilamente em qualquer estabelecimento. Outras informações sobre manutenção e cuidados com ar condicionado podem ser obtidas através do site www.asbrav.org.br.