Palestra realizada na sede da ASBRAV, em Porto Alegre, apresentou principais mudanças previstas

As mudanças previstas na Norma 16401, a respeito dos sistemas de ar condicionado do Brasil, adaptando as alterações da norma de filtros internacional, proporcionará, pela primeira vez, que o usuário perceba a qualidade do ar que está respirando. Em palestra na sede da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, o engenheiro mecânico, integrante da comissão de estudos especiais da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e gerente técnico para a América Latina da AFF – American Air Filter, José Augusto Senatore, explanou sobre as alterações que devem ocorrer.

O evento, voltado para engenheiros, projetistas, profissionais e técnicos de sistemas de climatização e refrigeração abordou, também, formas para diminuir o custo total do sistema de ar condicionado usando filtros bem projetados, além de apresentar um comparativo entre filtros com as mesmas tecnologias mas com rendimentos diferentes.

– Se formos analisar, vai mudar praticamente tudo referente às normas de filtros. Uma das principais alterações é que atualmente temos uma classificação para distingui-los, e a partir de então, somente a eficiência vai ser levada em conta – cita Senatore.

O engenheiro explica que o sistema em vigor não permite uma relação direta com o ar que se está respirando. Com a nova norma em prática, será possível medir a classe e o desempenho de filtragem.

– O usuário vai poder ver que o ar externo é ruim, filtrá-lo e transformar o ar interno em algo bom. Esta ação vai ao encontro do que prevê a Ordem Mundial da Saúde (OMS) e estudos de qualidade de vida. Desta forma, será possível perceber o porquê de usar um filtro mais eficiente – completa o palestrante.

Em fase de revisão, a norma 16401 e os aspectos que ela aborda, como conforto térmico, filtragem e renovação de ar, também integra a programação do Mercofrio 2016 – 10o Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.